Chegou a Hora do Desmame!
Será que esta hora realmente existe?
Amamentação é relacionamento entre você e seu filho (a). Então, só você sabe quando é a hora certa para desmamar (exceto em casos de saúde materna e podemos falar disso, em outro momento).
Desmame: Um Processo Gradual e Individual
O desmame é a fase em que o bebê deixa de se alimentar exclusivamente do leite materno. É um momento importante tanto para a mãe quanto para o bebê, e cada família vivencia esse processo de forma única.
Quando começar o desmame?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno exclusivo seja mantido até os 6 meses de idade. A partir dessa idade, a introdução de outros alimentos deve ser gradual e complementar à amamentação, que pode continuar por até dois anos ou mais, de acordo com a vontade da mãe e do bebê.
Não existe uma idade exata para o desmame, pois cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. O ideal é que o processo seja iniciado quando tanto a mãe quanto o bebê estiverem prontos e seguros.
Chegado o momento do desmame, olhe para a sua história de amamentação com carinho. Sem dúvidas, vocês superaram muitos desafios e obstáculos juntos e não faria sentido finalizar de uma forma abrupta e triste. Além disso, não faria sentido que, nofuturo, você olhasse para trás e se arrependesse de ter feito essa escolha.
Justamente por isso que existe o desmame gradual e respeitoso! Assim, nele você é quem guiará a sua criança nessa aventura.
Cada etapa é pensada com carinho na sua criança e em você, conforme as necessidades e limitações de vocês.
Histórias de amamentação são lindas e merecem um final feliz!
Sobre a autora
Sou a Andressa Peres, mãe do Samuel que foi amamentado até os 3 anos de idade. Sou Consultora em Aleitamento Materno e, desde 2018, já auxiliei mais de 300 famílias em seus processos desafiadores de amamentação e desmame.
Sou gaúcha, mas atualmente moro no Mato Grosso do Sul, onde atendo presencialmente e remotamente. Também ministro cursos virtuais para famílias.
Sou a Consultora dos Programas da Suave Tetê.
Estou em constante atualização para oferecer o que tem de melhor em evidências aos meus pacientes.
Para ter mais dicas sobre o desmame sem traumas, e tudo sobre as fases da amamentação , acesse meu e-book “Tchau, Tchau Mamá”!